COMO SE CAPITALIZAR NO L2

Antes de qq coisa existe uma regra básica que vale do lvl 1 ao 80
Essa regra se aplicará sempre que for comentar alguma forma de farm. Seja drop normal, spoil ou sementes.
Qd se mata mobs verdes está se priorizando o drop
Matando mobs brancos, amarelos, rosa e vermelho prioriza-se o XP, sendo q qt mais lvl o mob tiver em relação à vc maior será a distorção drop/XP.
Mobs azul claro e azul escuro já aplicam penalidades de drop, então não é bom perder tempo com eles.
É claro que se pode estar matando mobs rosas, por exemplo, e dropar uma weapon boa q vale muito, mas ai depende-se demais do fator sorte já que o rate de drop de armas full é no mínimo de 1/100000 por mobs mortos e não acontece diversas vezes por semana com um único player. Não se deve contar com esse método para se capitalizar.


- O Inicio

Qd "nascemos" nas cidades starts não há muito oq fazer, pois o drop rate dos mobs eh baixo e de valor mais baixo ainda.
Devemos nos apoiar nas quests disponíveis para nos ajudar a se equipar e fazer dindin
Algumas podem ser muito úteis, outras nem tanto, mas é certo que para quem esta começando elas são de grande ajuda.
Para todas as raças existem quests que tem como premio uma arma media do NG(no grade), seja para fighters seja para mages
Existem quests que podem ser feitas por todas as raças, use os Token Coins (Port entre as cidades starts feito pelo Newbie Guide), a principio não saia da sua cidade start para outras cidades q não sejam starts tb antes de iniciar a quest do 1º job (lvl 20).
Não abra mão de fazer as quests iniciais, pois é ai que vc começa a se educar/acostumar com o ritmo do L2
Mais adiante irei falar das quests para medium e high lvls



-Farmando

Ha diversos modos de se usar o farm, seja de material básico[b/](usado em todos os crafts), key material[b/](partes especificas de cada item), recipes ou item-quest.

Pode-se farmar para a venda direta de qq coisa q se drope ou pode-se direcionar o farm para se craftar itens para ai sim pô-los a venda, agregando valor ao seu farm.

É aqui que regra que comentei no inicio se faz valer, matando mobs verdes vc ira matar um maior numero de mobs para upar ao proximo lvl, aumentando assim a relação drop/XP.

Até o lvl 40 não começa a farra do drop, existem opções que podem ajuda-lo a se equipar bem, mas o resultado ainda não é significativo, mas vc pode já começar a usar sementes para aumentar seu rendimento.

Muitos pensam que só com um Spoiler é possível farmar, mas com as sementes o acesso a bons volumes de material básico está disponivel à qq classe, principalmente os mellees.
Para Archers e Mages pode ser um pouco mais complicado...

A vantagem do Spoiler esta no fato de que a determinados key materials e recipes o acesso é mais fácil. Ha casos em que a diferença de rate drop chega a ser mais de 10 vezes menor entre o spoil e o drop normal.

Uma boa referência de qual mob dropa o q está no L2informer, o q cada mob dropa, os melhores spoils, a área do mapa que esta cada mob, para citar algumas opções de pesquisa.

Voltando ao farm em si. Como na vida real existem coisas que tem mais valor que outras, então tente direcionar o seu tempo farmando aquilo que te dará melhor retorno, para isso vc deve se manter informado do que tem mais ou menos utilidade no craft e como anda o mercado daquele item.

Um exemplo, em determinado lvl vc pode optar entre dropar Animal Bone ou Stem, a opção mais racional seria ir no Animal Bone, que a unidade é mais valorizada que o Stem, a não ser que vc esteja visando craftar um determinado item que precise de um grande volume de Stem.

Para que o farm renda todo seu potencial é preciso planejamento, hj vc esta farmando um determinado produto em determinada área mas já esta pesquisando onde será o próximo alvo, tanto o material a farmar como a área que vc irá matar.

Farmar a esmo é jogar seu tempo fora, com planejamento seu tempo será usado da melhor forma possível.

Há doidos que chegam a dar delevel num char para aproveitar por mais tempo um determinado drop, já que se aquele determinado mob chegar a azul clara para o player ele terá penalidade no drop rate, ai quem não se importa em perder lvl e quer fazer mais adenas apela pra método chinês de manter o drop. Conheço poucos que fazem isso, mas normalmente são aqueles que estão melhor equipados, sem apelar para compra de Adenas na internet.

Para que o farm se torne uma boa fonte de renda é indispensável 2 coisas, paciência e perseverança. Sem elas não há quem consiga se tornar um bom farmer.


-O Manor e as Sementes

O Sistema do Manor pode parecer complexo para quem esta começando agora, mas na verdade se olharmos ele em partes fica mais fácil entender o funcionamento da coisa.

Cada cidade tem um Manor, que é administrado pelos donos dos castelos de cada área. Qd vc usa semente esta se ajudando, mas indiretamente ajuda o dono do castelo tb.

O Manor vende uma variedade de sementes, cada semente tem um nome, um lvl e 2 materiais de crop.

Uma semente comprada em um determinado território só deve ser usada em mobs naquele mesmo território, porem o fruto resultante dessa semente pode ser trocada em qq cidade que esteja fazendo o crop daquele fruto.

Exemplo: comprei 100 sementes lvl 35 em Dion, matando mobs na área de Dion colhi 160 frutos. Com certeza no Manor de Dion haverá disponibilidade de troca desse fruto, mas é possível que haja esse mesmo crop disponível em outras cidades, ai vc pode escolher onde trocar.

Normalmente existem diferenças entre as cidades na hora da troca.

O uso da semente é tão monótono qt o farm normal, exige tempo e paciência, pois qt mais mobs vc matar maior será o seu retorno.


Como funciona a semente.

No manor vc acessa a opção View Manor Status, na aba Basic Info terá a listagem das sementes, ali se encontra a informação do lvl da semente e os produtos de troca para cada uma delas.

O ideal para não confundir a cabeça com muita informação se concentre ns lvls próximos aos seus.

Existe uma relação entre o lvl da semente e o lvl do mob, não é indicado que se use uma semente que tenha uma diferença maior q 5 lvls em relação ao mob, tanto para baixo como para cima. Com uma diferença superior a 5 a semente poderá falhar ou renderá poucos frutos. Quem tem mais experiência normalmente usa sempre a semente sempre perto do limite do mob, por exemplo, ele esta com uma semente lvl 30, ai sai semeando mob de lvl 34 para que cada semente dê mais frutos, aumentando com isso o rendimento, pois a troca por produtos é feita a partir da quantidade de frutos que vc possua.

Importante: O uso da semente anula o drop normal do mob, ela passa a dropar unicamente adenas, mas não interfere no drop por spoil no caso de scavenger/bounty hunters[b/]

O uso da semente é muito parecido ao Spoil do Scavenger/Bounty Hunter, porem ela não dá agro no mob como o spoil.

A maior diferença está no fato de que não é necessária nenhuma skill especifica, mas sim ter a semente propriamente ditas e o Harvester, que pode ser comprado por 862 adenas no Manor.

Uma vez escolhida e compradas as sementes e com o Harvester no inventario arraste o ícone dos 2 no seu hotbar - barra de atalhos.

Chegando perto do mob ative a semente, o char irá fazer o mesmo movimento do spoil, espanque o bicho até ele deitar. Depois de morto ative o harvester e recolha os frutos.

Para scavenger/bounty hunters a ordem de semente/spoil não influi, use primeiro a semente para só depois ativar o spoil, assim evite que o cast da semeadura venha a ser interrompida por um hit do mob que pegou o agro com o spoil. Mas é importante que para recolher se use primeiro o harvester e depois o sweeper. Caso vc inverta a ordem o mob some imediatamente apos o sweeper não dando tempo de recolher os frutos com o harvester.


Para trocar os frutos vc tem que voltar ao Manor.

Para cada fruto existem 2 produtos, sendo que cada Manor só fará a troca por um deles, que foi estipulado pelo administrador do Castelo previamente.

Veja uma lista completa dos itens que cada semente dá em troca em http://lineage.pmfun.com/list/manor

Caso o produto oferecido na ocasião não lhe interesse vc pode guardar os frutos para trocar depois, eles não têm validade ou procurar o crop de outra cidade para aquele fruto.

Vc pode consultar os crops do Manor de qq outra cidade sem sair da que vc se encontra, basta ir na opção View Manor Status e na aba Current Crops pesquisar cada uma das cidades, ou clicar na opção Crop Sales, ai abre uma nova janela, vai em Edit Crop e aparecerá uma terceira janela com todas cidades que tem crop para o fruto que vc tem em seu inventario, qts frutos podem ser vendidos para aquele Manor e o Buy Price. É nessa hora que se escolhe o melhor crop para seus frutos.

Como ver isso? É fácil, na janela de Edit Crop, cada cidade tem seu Buy Price para determinado produto, compare todos os preços para o produto que vc quer e escolha o maior, quanto mais pagar o Manor melhor, pois vc receberá mais itens por frutos, mas cuidado, isso é para o mesmo produto. Às vezes pode acontecer que na listagem ofereça os 2 materiais para o fruto que vc tem, observe isso com atenção para não fazer a troca por um produto q vc não está interessado. Compare somente o Buy Price somente das cidades que oferecem oq vc quer!

Vc pode fazer a troca de outra cidade sem ser a que vc está, se paga uma taxa que normalmente é muito pequena, vale a pena, ainda mais se a diferença de Buy Price for grande.

O Melhor horário para se comprar sementes e fazer as trocas é no momento seguinte a atualização diária do Manor.

È preciso dedicação para se conseguir as melhores sementes e melhores crops.


Bom proveito a todos!


- Glossário

Basic Material – Material de uso comum para o craft de todos os itens. Animal Bone, Animal Skin, Mold Hardaner são alguns exemplos.
Bounty Hunter – Classe do anão spoiler após o segundo job(lvl 40)
Craft – É produção/criação de itens a partir de material dropados e de recipes. Somente uma classe dos Anões pode craftar no L2
Crop – Troca de frutos por material de craft no Manor
Drop – Item que se pega de cada mob, seja qd caia do mob depois de morto ou por spoil.
Drop Rate – É proporção de qts mobs tem q se matar para obter um item, em geral esse rate é uma média.
Farm – Estilo de jogo que busca de forma intensiva por drop
Key Material – Material de craft para um item especifico como um armor ou weapon, pode ser um fragment, design, blade, head entre outros.
Scavenger – Classe do anão spoiler após o primeiro job(lvl20)
Spoil – Skill que permite que se ‘tire’ itens a mais do mob morto, funciona em conjunto com outra skill, a sweeper. A única classe que possui essa skill é o anão spoiler
Sweeper – Ver Spoil


OverEnchant Weapons

A arte do overchant é uma faca de dois gumes, ou vc ganha dinheiro pra jogar fora ou se estrepa em definitivo.

Para se ganhar dinheiro a vera é preciso investir grana em armas de boa aceitação e muitos enchantes.

O maior problema é a arma quebrar durante a tentativa de mais um up, ai ela vira a metade dos crystais que renderia se fosse cristalizada por um crafter.

Na minha opinião o OE só começa a valer a pena para venda de +6 em diante, é onde se começa a ter lucro de verdade.

Para se arriscar no mundo do OE é necessário já se ter um capital de giro bom, para que no caso de uma quebra não leve vc de volta a estaca zero.

Já ouvi falar de dicas, tips, manhas, mágicas e o escambau a quatro para se ter sucesso no OE, mas a única informação que disponho e confio é a da NC que informa que a cada tentativa de OE vc tem 66,66% de chance de sucesso.

Tendo essa probabilidade de sucesso e usando o teorema de Bernoulli chega-se a conclusão que a chance de se dar um OE +15 em uma arma é de 0,1%, ou seja, vc em 1000 tentativas terá sucesso em uma única, mas tb pode se aposentar do farm, sementes, trade e tudo mais.

Uma arma dessas não tem preço factível, sequer tenho idéia de por qt ela poderia ser vendida.

Para quem gosta de viver com fortes emoções e tem dinheiro para arriscar é muito atrativo viver de OE.

Para se vender essas armas é preciso ter um bom conhecimento do mercado, seja para não vender barato e deixar de ganhar dinheiro seja para não ficar tentando vender caro demais, pois ai demora muito a vender e acaba que seu capital de giro fica parado muito tempo em um item que não dá o retorno desejado.



- Quests

No L2 fazer quests deve-se escolher muito bem a quest. Existem quests que não tem um bom retorno para o player, é pura perda de tempo, salvo no caso de players que sejam fanáticos por rolling-play.

Existem quest que trazem um bom retorno para o player, às vezes com um mínimo de esforço. Há outra que vc se mata e perde muito tempo para receber reward medíocres.

Há uma quest que é quase que obrigatória para qq char que dê dano, é a Coin of Magic, vc a abre em Hunter’s Village no WH Keeper Sorint. A partir do lvl 40 já é possível ativa-la. Ele irá mando-lo matar uns poucos mobs em Forest of Mirror. A partir daí determinados mobs que se mata dropa 3 tipos de moedas, Gold Wyvern, Blood Medusa e Silver Unicorn. Com determinadas combinações de quantidades de cada uma delas troca-se por itens de boa aceitação no mercado, inclusive itens de set de armor C. A troca no inicio parece complicada, pega-se essas moedas que dropam e se troca por outras ai sim troca pelo item que se deseja, mas depois que se pega o esquema certinho se faz uma grana que ajuda pacas. Ela é valida do lvl 40 ate praticamente o end game.

Existem quests que são feitas somente uma única vez, mas são boas oportunidades de se fazer uma grana de ocasião. A quest das orelhas de bicho (An Obvious Lie) que se abre em Giran no NPC High Priest Maximilian na Igreja a partir do lvl 45. Ao finalizar ela vc ganha uma das ditas orelhas e pode vende-la, o valor depende do server que vc esteja jogando.

Outra nesse estilo é a que tem como premio uma roupa de casamento (Formal Wear) e se abre em Aden no lvl 60 com o NPC Trader Aléxis, pelo menos no Erica é possível fazer uma boa grana vendendo o item.

Nessas 2 quests vc tem que investir um pouco de grana para faze-las, então confira no mercado o preço que é vendido esses itens e vá no L2informer, ver o q é pedido para completar a quest, Muitos podem querem fazer e não vender, mantendo consigo para tirar uma onda pelas cidades.

Existe outro tanto de quests que compensam o trabalho, vc pode ganhar desde um filhote de dragão a recipes de armor A, key material e recipes de weapons B. Assim como existem bons rewards existem os péssimos, o negocio é pesquisar no L2informer e pedir dicas pra quem tem mais tempo de jogo.

Não acho que seja possível sobreviver de quests mas elas podem ajudar a fazer um troco e se equipar melhor.


- Trade

Assim como o OE o trade necessita de que já se tenha uma grana separada para poder comprar e esperar pela revenda dos itens.

Para se ter sucesso em trade é indispensável q se conheça muito bem o mercado, pois caso contrário vc poderá entrar em uma furada atrás de outra e acabar perdendo mais dinheiro do que ganha.

É preciso acompanhar sempre o preço das coisas no jogo, virar figurinha fácil em Giran, fuçar o tempo todo os vendors e saber avaliar se aquele item está com preço convidativo. O trade nada mais é que comprar barato um item e vende-lo mais caro.

A manha é saber que qt mais rápido vc vende mais rápido poderá comprar outro item para voltar a ter mais lucro.

De nada vale vc comprar um item q esteja com o preço pouco abaixo do mercado e por para vender muito acima do mercado e levar vários dias para se desfazer do item, isso é um erro comum em quem está começando na arte de arrancar dinheiro do alheio.

Se vc encontra um item com preço bem abaixo da media a dica é vc por para vender com o preço na media do mercado, assim vende rápido e volta a ter grana para fazer mais rolo e ter mais lucro.

Volto a repetir, se vc deseja seguir esse caminho passe um tempo em Giran vendo os preços que a turma lá está vendendo, depois disso ai sim parta para a compra e venda de itens.

Saiba que não é todo dia que vc irá encontrar itens por bons preços, então não vá na empolgação no inicio, pois é o primeiro passo para a ruína.

Conheça quais são os itens de maior procura, são nesses que se faz grana boa e rápida. Se estiver na duvida e não tem para quem perguntar se tal item está com preço bom não se arrisque, pelo menos no início.

Qd olhar um store olhe atentamente o item à venda e o preco, pois é muito comum o scammer, item diferente do anunciado na loja. Ha tb o golpe de inverter o preco e quantidade do item, esse golpe eh muito comum, tenha cuidado.

Fique atento ao chat global(letras laranjas) e tente se familiarizar com a oferta e procura, eh possivel ganhar uma boa grana em cima da procura desesperada por determinado item.

Muitas vezes fuçando Giran vc irá encontrar itens com preços bons que podem ser comprados para uso próprio, na pratica do trade é possível juntar o útil ao agradável.



Considerações - Adrubs

Para deixar o jogo mais agradável tenha sempre um objetivo e programe seu roteiro e tenha muita paciência, pois por mais difícil que seja o drop, uma hora ele vem.
Procure se informar sobre quais os itens que fecham sets ou não são vendidas em lojas, pois geralmente são itens de venda rápida e bons lucros.

Não abra sua loja de vendas sem antes pesquisar o preço médio do item q deseja negociar, e claro, ver se esse item está disponível, se não tiver e de acordo com a importância (item de set, jóia top, rate de drop baixa) caso não tenha ninguém vendendo além de vc o preço pode ser um pouco mais alto.

Na medida q você for absorvendo os itens importantes seja ele material básico ou fragmentos de itens conseguirá ganhar algumas adenas comprando e revendendo e assim aproveitando muitas oportunidades.

Não tenha pressa de vender seus itens, afinal melhor ter no baú o item do q apressar uma venda a preço abaixo do mercado, item no baú é dinheiro na mão em caso de necessidade.


- Glossário

Capital de Giro – É a parte de seu dinheiro que se mantém a disposição para investir em compra de item para gerar lucro. É recomendável que se mantenha uma parte de sua grana separada para comprar o básico que se precisa para matar mobs como shots, pots e scrolls.

OverEnchant(OE) – É qd um weapon, armor ou acessório(jóias) é enchantado acima de +3. Todo item pode ser enchantado até +3 em segurança, a partir daí existe um risco que o item se quebre a cada tentativa.

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